Município: Itajubá
Tutor (a): Adilson F. dos Santos
Nome do cursista: Paulo Sergio de Oliveira
O que penso da Educação:
Pelo dicionário, educação significa instrução. Processo de formação das faculdades intelectuais, morais e físicas de um ser humano. Polidez, civilidade, bons modos. Educar significa estimular, desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo, de acordo com as ideias de uma sociedade determinada. Aperfeiçoar e desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais. Ensinar, instruir, domesticar, adestrar(animais). Cultivar o espírito,etc.
Todos ouvimos a frase: "Educação vem do berço". Esta frase é bem antiga, quando ainda existia no modo geral a família, composta pelo pai, pela mãe e pelos irmãos. Todos vivendo sob o mesmo teto. Nessa época, a educação era quase que em sua totalidade dever da mãe. A ela cabia a responsabilidade de "educar " os seus filhos, independente da sua formação. Assim, cada família revelava seu valor. A educação era uma coisa importante para a família perante a sociedade. Me lembro que antes de ouvir essa frase, algo de ruim acontecia. Era alguma falha ocorrida, seja no comportamento ou no simples fato de não se cumprir uma regra imposta. E a escola? como ficava?
A escola era o lugar onde se aprendiam as lições, os conceitos, os textos, e onde nos era cobrado o "ditado". Nesse tempo, o conhecimento sempre saía de dentro para fora da escola. Ali era a "morada do conhecimento". Por isso, quando alguma falha ocorria, ouvíamos novamente a frase: "educação vem do berço", ou seja, a educação vem da família, "foi isso que sua mãe ensinou?"
Atualmente, se começarmos a descrever a educação como obrigação da família, apenas criaremos conflitos e embates com nossos interlocutores. Nem sequer temos mais a famosa "família". Ficou muito simples gerar. Basta o "ficar" para o procriar. Então qual é a solução??????
"Enfiar" os filhos na escola. Desde cedinho, pelas creches. A necessidade foi reforçada pela liberdade. Liberdade no sentido de procriar quando quiser.
Ao sair para vir para meu trabalho, encontro várias mães, já com seu bebê acordado antes das sete da manhã, indo em direção às creches. E lá ficam até que possam ir para o ensino fundamental. O fato se repete e ele é novamente "enfiado" na escola de ensino fundamental. Desde a creche, alguns valores são repassados pelas funcionárias, mas acho fundamental que esses valores fossem desenvolvidos através do convívio familiar, durante o almoço ou jantar ou mesmo diante da televisão, todos reunidos num mesmo lugar. Hoje, família boa é aquela que cada um tem a sua tevê em seu quarto, isolado. Não há mais o momento da reunião familiar para conversar sobre os acontecidos, sobre o trabalho e sobre a escola.
Ao sair para vir para meu trabalho, encontro várias mães, já com seu bebê acordado antes das sete da manhã, indo em direção às creches. E lá ficam até que possam ir para o ensino fundamental. O fato se repete e ele é novamente "enfiado" na escola de ensino fundamental. Desde a creche, alguns valores são repassados pelas funcionárias, mas acho fundamental que esses valores fossem desenvolvidos através do convívio familiar, durante o almoço ou jantar ou mesmo diante da televisão, todos reunidos num mesmo lugar. Hoje, família boa é aquela que cada um tem a sua tevê em seu quarto, isolado. Não há mais o momento da reunião familiar para conversar sobre os acontecidos, sobre o trabalho e sobre a escola.
Enfim, cabe a escola hoje todas as tarefas, inclusive às da família. Mas ai da escola se não "beneficiar" os filhos. Se o desejo do filho não é realizado, ou se ele se sentir prejudicado. Em poucos segundos a "família" está presente na escola para cobrar esses direitos tidos como "violados". Os professores' vêem as mães na maioria da vezes em dois períodos: no início e no final do ano, quando muitas aparecem para reclamar. Essa é a realidade de uma escola hoje.
A quem me perguntasse, diria: Educação é muito mais que isso, educação é vida, é uma obrigação para pertencermos a um meio. A escola é um ambiente propício para o desenvolvimento humano, um espaço para a construção do conhecimento. Um lugar para crescimento, para a busca de um futuro melhor. Um lugar de convivência, de troca de experiências. Como disse Paulo Freire: "Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão." E acredito que é na escola que tudo isso acontece.
Qual a minha expectativa em relação ao PROGESTÃO:
Tenho as melhores expectativas. Teremos acesso a bons textos. Muitas vezes fora da realidade escolar, ou seja, textos de uma escola dos sonhos. Mas como disse no texto anterior, estamos em conjunto, para discussão, troca de informações e experiências. As teorias vem prontas; a vida não.
Precisamos de tempo. Tempo para digerir os textos, nos conflitar com nossas realidades e ir em busca do bem comum. Espero poder colocar meus pensamentos e minha visão sobre a minha realidade, sobre o cotidiano de minha escola, sobre minha experiência e minhas expectativas. Trocar ideias, aprender, reaprender, conviver e ser feliz.
Módulo I -
“Como articular a função social da escola com as
especificidades e as demandas da comunidade?”
Acho impossível nos dias de hoje uma escola existir sem uma função social. A escola é a solução social. Ainda continua sendo o lugar para a transmissão do conhecimento, deixando de concretizar o desenvolvimento pleno da pessoa humana.
Vivemos em plena era da informação. As redes sociais tomaram conta das nossas vidas. A escola precisa estar preparada para os desafios. Desafios esses que nos fazem refletir sobre os tais pilares da educação: aprender a ser, aprender a viver e conviver, aprender a fazer e aprender a conhecer. Tudo isso requer o repensar da escola. Precisamos aprender e ensinar em como lidar com o computador. Tirar dele proveito. Mostrar que ele não é simplesmente para o lazer. Aprender que o mundo do conhecimento está "dentro dele", preso e pronto para se libertar e nos libertar.
Trabalhar a função social da escola é fazer com que os princípios da democracia se sobressaiam. Princípios esses tanto na própria convivência, quanto na própria gestão da escola. É função da escola trazer a família para dentro dos portões da instituição. Mostrar aos pais como estamos trabalhando. Cobrar deles a responsabilidade de fazer de sua casa uma extensão da escola a fim de que seus filhos possam colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula. O gestor juntamente com seus professores e funcionários devem estar atentos para que os princípios da LDB sejam respeitados. O gestor deve estar aberto para a sua comunidade, sempre procurando estreitar os laços, permitindo-se fazer da escola um espaço social onde todos possam aprender, conviver, ser e principalmente objetivar o sucesso de todos. Como sabemos que nem sempre é fácil esse laço entre família e escola, o gestor deve encontrar estratégias de aproximação de modo a assegurar esse laço.
A escola também possui a função social de propagar os valores, reforçar os costumes da região, promovendo o desenvolvimento cultural da comunidade. A escola deve estar inserida na comunidade e a comunidade inserida nela. As demandas sociais são diversas, porque diverso é o nosso Brasil. Não podemos nos curvar diante dos desafios, das diversidades e adversidades. Mostrar a todos que temos esperança de dias melhores e que esses dias melhores dependem do que estamos fazendo hoje, do que plantamos de bom hoje. Diante de todos os problemas, é necessário que ajudemos os nossos alunos a iniciarem seus caminhos. Seus caminhos de desafios, de lutas e de vitórias. É necessário que plantemos as sementes, que cuidemos e tomemos conta, para que os bons frutos floresçam.
Questão 1:
O que de mais
significativo aprendi neste Módulo?
Aprendi que não existe a formalização da educação sem a convivência, sem a troca de experiências. Discutimos que a escola precisa estar entre o aluno e sua família. É necessário que a família tome para si os seus deveres, para que a escola possam desenvolver plenamente o seu papel de espalhar valores, de mostrar como o conhecimento se desenvolve, oferecendo uma real aprendizagem. Aprendi que devemos estar atentos às especificidades e as demandas da comunidades, da função de promover a cultura e a democracia, dentro das legislações específicas.
Questão 2:
Quais aplicações
posso fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?
Na escola devo procurar buscar sempre desenvolver uma gestão democrática, voltada para todos: professores, funcionários, alunos e família. Promover uma participação mais ativa e concisa da família na vida escolar do seu filho. Mostrar à família a importância da escola na sua vida. Procurar conhecer um pouco mais das legislações vigentes e lançar essa prática entre os docentes. Para uma gestão mais democrática, é necessário o diálogo entre todas as partes, visando o bem comum.
Módulo II -
“Como promover, articular e envolver a ação das
pessoas no processo de gestão escolar?”
Antes de mais nada, é preciso analisar os desafios, as possibilidades e os limites das experiências de gestão democrática e de participação dos agentes da escola, dentro do sistema de ensino.
A LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação prescreve a participação da comunidade local e escolar na gestão das escolas. E sabemos que as ações compartilhadas fortalecem os processos democráticos de gestão em todas as regiões do país.
Na atual conjuntura, sabemos como é difícil a participação da comunidade na gestão democrática da escola. Assim, torna-se necessário criarmos meios que procuram estimular essa participação. É necessário criarmos espaço para que pais, alunos, professores e diretores discutam sobre a função na escola e a sua necessidade para a comunidade local. A partir do momento em que há um entrosamento entre as partes, podemos dizer que esteja acontecendo a famosa "gestão participativa".
Não é difícil de saber como seria impossível a convivência entre várias pessoas dentro de um determinado lugar, pois cada um pensa diferente do outro e cada um quer uma coisa diferente para si. Baseado nisto, devemos cultuar o diálogo. Com o diálogo aberto e franco, conseguimos nos orientar e colocar em prática a democracia, através da convivência democrática.
A Constituição Federal Brasileira de 1988, estabeleceu o princípio da gestão democrática do ensino público como diretriz a ser observada em todas as escolas. A partir daí todos que atuam nos sistemas e nas escolas públicas devem tomar ciência do dever e do direito de participar, surgindo assim a igualdade, a liberdade, o pluralismo, a gratuidade, a valorização dos profissionais de ensino e a garantia do padrão de qualidade da educação. Os mecanismo de participação da escola são o conselho escolar, o conselho de classe, a associação dos pais e mestres e o grêmio escolar. O conselho escolar, também conhecido por Colegiado Escolar que possui caráter consultivo e deliberativo. Pelo colegiado escolar as ações necessárias a vida escolar são tomadas. Essas ações tanto podem ser administrativas, pedagógicas ou econômicas, para que o andamento da escola aconteça. O conselho escolar destaca-se pela importância do momento dos professores e gestores estarem discutindo e avaliando suas ações, a fim de buscar melhores caminhos para uma aprendizagem significativa. O Grêmio estudantil propõe uma abertura para que os próprios alunos possam se desenvolver e atuar de fato na escola. A associação de pais tem por finalidade estreitar os laços entre família e escola, com ações definidas em estatuto próprio.
Enfim, a escola não poderia sobreviver isolada a comunidade e vice-versa. Há a necessidade de se dar as mãos e seguir em frente na busca da resolução de problemas e obstáculos através de ações colegiadas, sempre embasadas na legislação vigente.
Enfim, a escola não poderia sobreviver isolada a comunidade e vice-versa. Há a necessidade de se dar as mãos e seguir em frente na busca da resolução de problemas e obstáculos através de ações colegiadas, sempre embasadas na legislação vigente.
Questão 1:
O que de mais
significativo aprendi neste Módulo?
Aprendi que é necessário que a escola deva caminhar junto com a comunidade, que o gestor deve lançar mão dos mecanismos de participação para uma gestão democrática. Nada melhor do que você poder compartilhar experiências e trocar ideias, tanto entre o seu segmento quanto os mais diversos segmentos de uma escola. O trabalho coletivo deve ser constante. Buscar formas de atrair pais para dentro das escolas, é um trabalho bastante difícil, uma vez que s pais acham que a escola é o lugar onde a educação é passada para o seu filho. Educação é o dever dela, e não de ambos. Porém, é fundamental que o gestor esteja pronto para ideias inovadoras de propostas trabalho para ultrapassar os obstáculos e as dificuldades encontradas na construção de um trabalho coletivo.
Questão 2:
Quais aplicações posso
fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?
O nosso trabalho do dia a dia nos mostra que devemos estar preparados para dividir as responsabilidade e chamar a todos os responsáveis pela educação dos jovens. A todo momento necessitamos das pessoas em nossa volta a fim de modificar o ambiente de formação e trabalho dentro e fora da escola, focalizando as relações sociais e na organização do tempo escolar, favorecendo sempre a aprendizagem dos educandos. As reuniões em todos os segmentos da escola são normais. É comum a reunião de pais, de professores, de alunos, de colegiado escolar, etc. Entendo que são essa reuniões que transformam nossa prática pedagógica em busca de uma gestão participativa e democrática.
Quais aplicações posso fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?
Quais aplicações posso fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?
Trabalhar em prol da gestão democrática dando uma atenção maior com foco maior em nossos alunos, funcionários, demais servidores e colegas de trabalho. Devemos encarar os desafios do dia a dia, buscando sempre novas estratégias para que a escola possa estar sempre a serviço das suas obrigações com a comunidade escolar. O diálogo é sempre uma boa opção para convencer o desmotivado do contrário. Todas as ações na escola devem ser bem planejadas, e se possível, sempre com um segundo plano em mãos para resolver algum impedimento dos trabalhos propostos.
" Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola?"
Esta convivência é um processo que se realiza a cada dia, com a participação de toda a comunidade interna e externa. Esse processo exige planejamento seguro de todas as ações, associando-as, incondicionalmente, ao projeto pedagógico, sempre respeitando a diversidade cultural.
Gestores são líderes competentes para dar combate, sem tréguas, às diversas formas e dimensões da violência e do antagonismo e a gerir conflitos. Assim é de suma importância a articulação entre a escola e a comunidade, tendo como referência as parcerias e o papel que elas desempenham no atendimento aos propósitos da educação e em particular, à construção e ao desenvolvimento do convívio democrático.
As formas de garantia do cumprimento dos princípios e das regras do convívio democrático dentro das escolas estão previstas nos direitos e deveres das crianças e adolescentes na escola - ECA e também no Regimento Escolar.
Desde julho de 1990, temos uma legislação que proteja as crianças e adolescentes. O ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
Maus tratos às crianças e adolescentes tornaram-se um fenômeno mundial e vem mobilizando a sociedade em geral e profissionais de várias áreas. As condições de pobreza, privação, habitação inadequada, ruptura da família, ausência de educação e violência são situações de risco às crianças e adolescentes são submetidos.
Violência é toda ação que causa danos à vida e à saúde e caracteriza-se por maus tratos, cerceamento de liberdade e imposição da força. Essa violência pode ocorrer em todos os cantos, desde a própria casa até a escola.
Através do ECA, é garantido às crianças e aos adolescentes: vida, saúde, educação, cultura, convivência familiar e comunitária, liberdade, respeito, etc. Também protege contra negligência, exploração, violência, crueldade, opressão.
Através do ECA, a criança tem direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Todos os dias, assistimos na televisão crimes, cada vez mais cruéis e sempre acompanhados pela fala: "Adolescentes foram os responsáveis por mais este crime". Para que isto possa ser minimizado, é necessário que a escola possa promover um debate entre a comunidade interna e externa sobre o Estatuto. Todos devem conhecer os direitos e também os deveres para que o bom convívio dentro e fora da escola seja respeitado. Autoridades devem ser convidadas e temas devem ser postos às discussões, para que dúvidas sejam exterminadas.
O Regimento Escolar torna-se importantíssimo para que as regras de convivência democrática sejam colocadas à prova no cotidiano escolar. Ele deve estar amparado legalmente no exercício da democracia na escola, principalmente porque mostra limites, possibilidades, direitos e deveres como norma. O Regimento é um documento que deve ser elaborado pela comunidade escolar interessada, uma vez que estabelece as normas legais no âmbito da escola, valores que regem a hierarquia, direitos e deveres de alunos, pais, professores, funcionários e a organização escolar. É também de suma importância fazer um trabalho coletivo sobre os artigos contidos no regimento escolar, para que todos possam estar cientes do que podem e do que não podem fazer, sempre direcionados para o convívio social.
" Como gerenciar os recursos financeiros?"
" Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola? "
" Como desenvolver a gestão dos servidores na escola? "
Estabelecer um clima de respeito entre os servidores é uma tarefa
fundamental que podemos carregar para as nossas vidas particulares. Conhecemos
como deve ser feito o quadro de escola e a função específica de cada cargo.
Essa tarefa é muito importante para que o gestor possa cobrar de seus
servidores o respeito a todos, principalmente o respeito às diferenças de cada
um. Em nossa vida isso deve ser uma constante, pois assim como na escola,
fazemos parte de um determinado grupo social.
" Como desenvolver a avaliação institucional da escola? "
Módulo X
Assim como na Escola, devemos sempre que possível, buscar fazer uma avaliação dos nossos atos, pensando principalmente nas metas por nós propostas, em que ponto estamos, se estamos conseguindo chegar ao objetivo inicial. Caso tenhamos desviado daquilo que propusemos, devemos viabilizar novas alternativas para a retomada de nosso crescimento particular e profissional.
Módulo III -
"Como promover a construção coletiva do
projeto pedagógico da escola."
a
construção do projeto pedagógico é um processo compreendido por três momentos
interligados: diagnóstico da realidade da escola, levantamento das concepções
do coletivo da escola e programação das ações a serem desenvolvidas por todos
os sujeitos da escola. Todos esses
momentos passam por um processo de avaliação que permite ao grupo
caminhar do real para o ideal, desenvolvendo ações viáveis, possíveis de serem
implementadas.
Toda
escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar.
O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretizá-las, é o que dá
forma e vida ao chamado projeto político-pedagógico – o famoso PPP. Se você
prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem
muito sobre ele:
- É projeto
porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determinado
período de tempo.
- É político
por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes,
responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade,
modificando os rumos que ela vai seguir.
- É pedagógico
porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários
ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar
as três dimensões, o PPP ganha a força de um guia – aquele que indica a direção
a seguir não apenas para gestores e professores mas também funcionários, alunos
e famílias. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre
essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem
dos alunos. Por isso, dizem os especialistas, a sua elaboração precisa
contemplar os seguintes tópicos: Missão,
Clientela, Dados sobre a aprendizagem, Recursos,
Diretrizes, pedagógicas e Plano de ação.
Portanto,
a construção do projeto pedagógico depende do papel ativo dos diversos atores
envolvidos no contexto escolar. Não haveria sentido que somente uma pessoa
desenvolvesse sozinha o PPP que será adotado numa determinada escola
Questão
1)
O que de
mais significativo aprendi neste Módulo?
Aprendi, que desde a sua concepção, o Projeto Político e Pedagógico da escola deve ser
realizado em conjunto, dividindo todas as tarefas e discussões com todos os
atores do processo educacional. Aprendi que o PPP é um guia para que a educação
saia do real para o ideal. O diagnóstico é fundamental para o sucesso da
escola. A partir de sua realidade, é possível montar um guia para que a escola
possa se nortear em direção ao objetivo comum a todos: a aprendizagem
significativa com vistas ao sucesso de todos. No processo contínuo de elaboração do projeto
pedagógico, a escola necessita de um planejamento que considere a organização
do trabalho escolar, e sua prática pedagógica, de modo a desenvolver planos de
ação que possibilitem, de fato, a melhoria da qualidade do ensino e os
resultados da aprendizagem dos alunos.
Questão
2)
Quais aplicações posso fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?
Além da escola, sabemos que em nossas vidas
precisamos organizar antes de agirmos. Neste caso, a organização de estado em
que nossa vida está, até o estado em que eu quero que ela esteja, pode estar
fundamentado em um plano de ação compartilhado com as pessoas de nossa família.
A melhora de vida pode ser melhor organizada se tivermos em mãos um plano de
ações.
No caso da escola, é fundamental o gestor conhecer o
PPP e reconhecer que sua confecção deve ser feita sempre em comum acordo aos
demais agentes escolares. Mas por que construir coletivamente o
projeto pedagógico? Terá de ser feita para que não se torne um mero cumprimento
de tarefa, parte do cotidiano escolar,
da prática pedagógica e que todos tenham prazer em trabalhar numa escola onde
impera a gestão democrática participativa.
Módulo IV -
"Como promover o sucesso da aprendizagem do
aluno e a sua permanência na escola?"
Segundo Antonio Bringhenti, a escola, por meio de
estudos e debates, assume a concepção de ensino-aprendizagem
sociointeracionista, quer dizer: o conhecimento é construído pela interação do
sujeito com o meio social, e a sua apropriação se efetiva por meio da
articulação entre os conceitos cotidianos e científicos. A escola tem o papel
central de promover a construção do conhecimento, garantindo ao aluno o acesso
ao saber sistematizado e à formação de atitudes e habilidades, proporcionando
condições para o exercício da cidadania plena e a construção de uma sociedade
mais justa.
Na prática, essa postura transparece na respeitosa
relação interpessoal de adultos, jovens e crianças; na preocupação em promover
ações para manter bem alta a autoestima de todos, utilizando muitos elogios
como forma de incentivo; e em um ensino bem planejado, que leva em conta tudo o
que os alunos já sabem, buscando estabelecer pontes entre os conhecimentos prévios
e os novos.
Sabemos que temos que encarar os desafios da melhor
maneira possível, de trabalhar a relação entre professor-aluno e compartilhar
responsabilidades, fazendo da escola um espaço de equidade ”dar mais a quem
precisa mais”. È importante que a equipe escolar entenda e trabalhe o
autoconceito do aluno, pois este influi em sua capacidade de aprender.
Vivenciando uma aprendizagem duradoura e significativa, o aluno encontra algo
muito importante, que é a motivação. O incentivo e o elogio é algo que também
deve ser aproveitado em busca de uma aprendizagem sólida. E ainda, é
interessante o uso de estratégias novas e diversificadas, analisando sempre a
resposta do aluno para a criação de novas estratégias, diferentes abordagens
podem ser empregadas para atender á forma como o aluno aprende. O professor
deve estar sempre atento para um trabalho de autonomia do aluno, para que ele
perceba que é capaz de aprender. Todos esses princípios são estratégias para
uma boa aprendizagem e manter o aluno na escola, porque no momento que em ele
aprende, o mesmo passa a gostar da escola e de estudar, garantindo o seu
sucesso e sua permanência na escola.
Questão 1)
O que de mais significativo aprendi neste Módulo?
O que de mais significativo aprendi neste Módulo?
O
processo de avaliação é um instrumento para ajudar o aluno, oportunizando
a possibilidade de sucesso nos conteúdos estudados. Não há como
fortalecer mo aprendizado, sem que a escola se preocupe com a capacitação dos
professores.
Através
de uma ação diagnóstica podemos minimizar os problemas de disciplina e
aprendizagem. O aluno passará a gostar do estudo e da escola se houver um
trabalho com ele e com sua família.
Questão
2)
Quais aplicações posso fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?
Trabalhar em prol da gestão democrática dando uma atenção maior com foco maior em nossos alunos, funcionários, demais servidores e colegas de trabalho. Devemos encarar os desafios do dia a dia, buscando sempre novas estratégias para que a escola possa estar sempre a serviço das suas obrigações com a comunidade escolar. O diálogo é sempre uma boa opção para convencer o desmotivado do contrário. Todas as ações na escola devem ser bem planejadas, e se possível, sempre com um segundo plano em mãos para resolver algum impedimento dos trabalhos propostos.
Módulo V
" Como construir e desenvolver os princípios de convivência democrática na escola?"
Esta convivência é um processo que se realiza a cada dia, com a participação de toda a comunidade interna e externa. Esse processo exige planejamento seguro de todas as ações, associando-as, incondicionalmente, ao projeto pedagógico, sempre respeitando a diversidade cultural.
Gestores são líderes competentes para dar combate, sem tréguas, às diversas formas e dimensões da violência e do antagonismo e a gerir conflitos. Assim é de suma importância a articulação entre a escola e a comunidade, tendo como referência as parcerias e o papel que elas desempenham no atendimento aos propósitos da educação e em particular, à construção e ao desenvolvimento do convívio democrático.
As formas de garantia do cumprimento dos princípios e das regras do convívio democrático dentro das escolas estão previstas nos direitos e deveres das crianças e adolescentes na escola - ECA e também no Regimento Escolar.
Construção
e desenvolvimento da convivência democrática: fundamento da escola hoje.
Barreiras ao convívio democrático.
Caminhos que levam à convivência democrática: as parcerias.
Referências essenciais e normas reguladoras da convivência democrática na escola.
Barreiras ao convívio democrático.
Caminhos que levam à convivência democrática: as parcerias.
Referências essenciais e normas reguladoras da convivência democrática na escola.
Desde julho de 1990, temos uma legislação que proteja as crianças e adolescentes. O ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente.
Maus tratos às crianças e adolescentes tornaram-se um fenômeno mundial e vem mobilizando a sociedade em geral e profissionais de várias áreas. As condições de pobreza, privação, habitação inadequada, ruptura da família, ausência de educação e violência são situações de risco às crianças e adolescentes são submetidos.
Violência é toda ação que causa danos à vida e à saúde e caracteriza-se por maus tratos, cerceamento de liberdade e imposição da força. Essa violência pode ocorrer em todos os cantos, desde a própria casa até a escola.
Através do ECA, é garantido às crianças e aos adolescentes: vida, saúde, educação, cultura, convivência familiar e comunitária, liberdade, respeito, etc. Também protege contra negligência, exploração, violência, crueldade, opressão.
Através do ECA, a criança tem direito à educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
Todos os dias, assistimos na televisão crimes, cada vez mais cruéis e sempre acompanhados pela fala: "Adolescentes foram os responsáveis por mais este crime". Para que isto possa ser minimizado, é necessário que a escola possa promover um debate entre a comunidade interna e externa sobre o Estatuto. Todos devem conhecer os direitos e também os deveres para que o bom convívio dentro e fora da escola seja respeitado. Autoridades devem ser convidadas e temas devem ser postos às discussões, para que dúvidas sejam exterminadas.
O Regimento Escolar torna-se importantíssimo para que as regras de convivência democrática sejam colocadas à prova no cotidiano escolar. Ele deve estar amparado legalmente no exercício da democracia na escola, principalmente porque mostra limites, possibilidades, direitos e deveres como norma. O Regimento é um documento que deve ser elaborado pela comunidade escolar interessada, uma vez que estabelece as normas legais no âmbito da escola, valores que regem a hierarquia, direitos e deveres de alunos, pais, professores, funcionários e a organização escolar. É também de suma importância fazer um trabalho coletivo sobre os artigos contidos no regimento escolar, para que todos possam estar cientes do que podem e do que não podem fazer, sempre direcionados para o convívio social.
Questão
1:
O que de
mais significativo aprendi neste Módulo?
Em toda
gestão democrática deve-se respeitar a diversidade para que haja coexistência
de ideias e de concepção pedagógica, mediante um diálogo franco, esclarecedor e
respeitoso.
A gestão
democrática só é consolidada quando o gestor se preocupa com o compartilhamento
do poder, descentralizando-o. Torna-se necessária a participação ativa dos
diversos órgãos colaborativos da escola, como o Conselho Escolar, a Associação
de Pais e Mestres, o Grêmio Estudantil, os Conselhos de Classes e outros
parceiros.
Questão
2:
Quais aplicações posso fazer
deste “novo” conhecimento na minha vida?
Trabalhar
para que a equipe de funcionários se mantenha unida e preparada para
desempenhar bem sua função no espaço escolar.
Trabalhar
a autoestima do aluno.
Reconstruir
estratégias, ou mesmo propor outras novas estratégias, diante de alguns
fracassos.
Através
de exemplos, estimular a vivência e convivência democrática.
Evitar o
antagonismo. É preciso conversar, negociar, ouvir com paciência e atenção as
angústias de funcionários, alunos e pais sobre o andamento dos projetos
existentes na escola.
Permitir
que haja a exposição das próprias ideias.
Planejar
e colocar em execução, projetos destinados ao combate a violência em nossa
escola, para o pleno desenvolvimento da democracia escolar.
Buscar
parcerias para criar área de esporte e lazer para nossos alunos.
Por em
prática o Projeto sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para que
seja garantido o direito da criança e do adolescente, conforme reza o Estatuto.
Módulo VI
" Como gerenciar os recursos financeiros?"
Estudamos neste módulo
algumas habilidades relacionadas à gestão de recursos financeiros, tais como
elaborar planos de aplicação, quadros demonstrativos de despesas, planilhas e
prestação de contas. Minha expectativa é que, com o desenvolvimento dessas
competências, possamos estar mais capacitados para gerenciar os recursos
financeiros no cotidiano de nossa escola, tendo em vista as metas estabelecidas
para a elevação da qualidade da aprendizagem. Os conteúdos tratados não esgotam
todo o assunto sobre a temática da gestão financeira no âmbito da escola
pública. Porém, são fundamentais para uma gestão comprometida com o sucesso
escolar e abordam essencialmente: o posicionamento da escola no sistema de
ensino; os princípios da administração pública; as fontes de financiamento da educação
básica; as etapas da gestão financeira (planejamento, execução e prestação de
contas) e, também, outras possibilidades de recursos financeiros, por meio das
parcerias que a escola pode estabelecer. Ao estudar os tópicos deste módulo
pudemos, através dos exercícios propostos neste Caderno de Estudos, relacionar
esse conteúdo às atividades executadas no dia-a-dia da escola, ou seja, às
situações práticas em que os conhecimentos estudados podem ser aplicados. No
entanto, esta tarefa não é muito fácil. A responsabilidade do gestor sobre a
caixa escolar é ao mesmo tempo desafiadora e perigosa. Perigosa porque se
alguma coisa for feita errada, ou algum recurso for trocado, mesmo que
comprando coisas para nossos alunos ou nossa escola, é o gestor quem deve arcar
aos prejuízos e erros produzidos tirando recursos do próprio bolso para pagar
ao estado. Na minha opinião, a parte financeira deveria ser feita por um
diretor próprio, formado nesta área, pois a maioria dos gestores não possuem a
formação adequada para gerir esses recursos, levando falta de comprometimento
com a caixa escolar de sua escola, tornando-a inapta e bloqueada para o
recebimento de novos recursos. As escolas possuem muitas contas correntes e é
necessário um cuidado todo especial com estes talões de cheques e com as contas
da escola. Gerenciar a parte financeira, não é somente comprar. É necessário
conhecer todos os processos de compras, os documentos necessários para a
transação e principalmente conhecer a legislação que expõe sobre este assunto.
Questão
1:
O que de
mais significativo aprendi neste Módulo?
Aprendi
que gerenciar este setor financeiro da escola não é coisa nada fácil, muito
pelo contrário, requer uma atenção especial do gestor, principalmente porque
ele é que responde quando algo foi aplicado em lugar errado, ou algum documento
fora preenchido de maneira errônea na hora da compra. Estudamos também que a
escola deve ter uma comissão de licitação, o colegiado deve ser consultado para
as tomadas de compras a serem realizadas e aprendi principalmente alguns itens
importantíssimos das resoluções que falam sobre o processo de compras das
escola públicas.
Questão
2:
Quais
aplicações posso fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?
Na parte financeira, na nossa vida particular, não
necessitamos conhecer os processos de compras, pois simplesmente vamos lá e
compramos o que queremos. No caso da escola, a coisa é bem diferente. Antes de
efetuarmos as compras, devemos primeiro saber com que recursos iremos efetuar
as transações, quais são as fontes de investimentos da escola, e que tipo de
documentos são exigidos nos processos de compras da escola.
Módulo VII
" Como gerenciar o espaço físico e o patrimônio da escola? "
Gerir os recursos
materiais e o patrimônio escolar é mais do que providenciar, a tempo e a hora,
os meios necessários para o trabalho escolar. Neste módulo aprendemos que a
gestão do patrimônio tem diversas dimensões. Inicialmente, foram trabalhados os
conceitos básicos relativos ao patrimônio material e imaterial da escola. Salientou-se
que esse patrimônio tem um significado diretamente relacionado com a identidade
da escola e que a sua gestão deve ser necessariamente integrada à gestão
pedagógica. Com base nesses conceitos, a escola, na segunda Unidade, foi
apresentada como instituição que pertence a uma rede de ensino. Demonstraram-se
as suas relações com o planejamento da rede de ensino em que ela se insere,
tratando-se inclusive de questões relativas à autonomia escolar. Foi bastante
enfatizado que as questões ligadas ao terreno e ao prédio devem ser
consideradas no contexto da natureza pedagógica da instituição escolar. Ao
mesmo tempo, buscou-se oferecer informações sobre o que a equipe gestora da escola
deve conhecer em termos de planejamento, organização e aspectos legais
referentes aos bens imóveis do patrimônio escolar. Trabalhamos e discutimos
ainda conceitos e procedimentos
relacionados à gestão de equipamentos, material permanente e material de consumo
e material de distribuição gratuita. Foram então discutidas questões voltadas
para o planejamento do uso desses recursos e para o monitoramento das condições
de funcionamento do patrimônio escolar. O módulo se encerrou com uma apresentação do
que deve ser um plano preventivo de manutenção, conservação e segurança do
patrimônio. Aprendemos e discutimos ainda questões práticas ligadas à
aquisição, registro e alienação de bens e contratação de serviços na escola.
Foram discutidos os variados procedimentos legais e administrativos que devem
ser seguidos ou ao menos conhecidos pela equipe de gestão da escola. Todas
essas informações nos foram muito úteis e, com certeza, a qualidade da gestão
do patrimônio da escola é determinante na qualidade da educação que ela é capaz
de oferecer.
Questão
1:
O que de
mais significativo aprendi neste Módulo?
Uma tarefa também
importante do gestor é cuidar do patrimônio escolar. Aprendemos sobre
patrimônio material e imaterial da escola. Revimos a legislação que fala sobre
o empréstimo do espaço escolar à nossa comunidade. O gestor da escola deve
conhecer em termos de planejamento, organização e aspectos legais referentes
aos bens imóveis do patrimônio escolar. Fizemos na prática, um plano preventivo de manutenção e
conservação do patrimônio escolar e estabelecemos algumas ações importantes
como:
* Pintura periódica em sua fachada e seu interior.
* Pintura do muro de divisa da Escola.
* Preservar equipamentos eletrônicos:
* Conferência da Cantina.
* Organização da secretaria e arquivos:
Questão
2:
Quais
aplicações posso fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?
Conservar o patrimônio de nossa escola é dever de
todos que nela trabalham e estudam. Assim como a escola, em nossa casa devemos
ensinar nossos filhos a preservar e conservar o nosso bem maior que é a nossa
casa. Assim como na escola, devemos manter em ordem a pintura e nossos
equipamentos eletrônicos. Na escola, o gestor deve fazer com que todos tenham a
consciência plena da conservação do patrimônio escolar. Não devemos nos
esquecer que a escola é um bem público, isto é, pertence a todos e todos tem o
direito de usufruir de seu espaço e de usar os equipamentos adequadamente
quando for preciso. Por isso devemos cuidar muito bem deste patrimônio.
Módulo VIII
" Como desenvolver a gestão dos servidores na escola? "
O grande desafio do mundo
moderno é desenvolver a qualificação e o potencial das pessoas para se obter
maior comprometimento com os resultados desejados, criando condições mais
favoráveis à inovação e ao aprimoramento tanto pessoal como institucional. A educação
e, em especial, a escola não podem fugir a essa regra. Neste Módulo, estudamos
e fizemos reflexões sobre isso. Analisamos a escola em sua dimensão
organizadora, identificando quem nela trabalha, como se dá, legalmente, a sua
composição e como devem ser estruturados os cargos e funções do magistério.
Vimos também os conceitos de estatuto e de plano de carreira. Discutimos
sobre direitos e deveres dos servidores
da escola, destacando, na análise da LdB, as especificidades do magistério.
Fizemos a leitura sobre as responsabilidades dos servidores, penalidades a eles
aplicáveis e características do processo administrativo. Analisamos o preparo e
a competência do profissional da educação para desempenhar suas funções, assim
como identificar suas necessidades de desenvolvimento, é hoje, para o gestor,
um dos pontos críticos da gestão escolar. Aferir a qualidade, analisar as
variáveis do ambiente organizacional da escola que afetam positiva ou
negativamente o desempenho dos professores foram os pontos destacados. A
qualificação profissional, tanto inicial como continuada dimensiona a
competência requerida para que a escola apresente um serviço de qualidade. Por
isso, enfocamos a necessidade que o gestor tem de elaborar plano de formação,
buscando na própria rotina da escola espaços de formação. Foi discutido, além
disso, a necessidade do gestor de estabelecer um clima de respeito mútuo,
sensibilizando os envolvidos no processo educacional para que haja satisfação e
prazer no desenvolvimento do projeto pedagógico da escola. destacando que o
gestor, por meio das relações interpessoais, deve valorizar o profissional da
educação em sua dimensão humana.
Questão
1:
O que de
mais significativo aprendi neste Módulo?
Muitas coisas significativas foram estudadas neste
módulo, principalmente o gerenciamento dos conflitos que ocorrem na escola.
Aprendemos a valorizar os nossos profissionais e garantir que todos possam
viver em harmonia dentro do ambiente escolar. Vimos que algumas legislações
como o estatuto do servidor público, aponta os direitos e os deveres destes
servidores e aponta ainda em que casos as punições são cabíveis. Gerenciar a
gestão dos servidores da escola também não é uma tarefa fácil, mas não deixa de
ser importante na vida de um gestor escolar.
Questão
2:
Quais
aplicações posso fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?
Módulo IX
" Como desenvolver a avaliação institucional da escola? "
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação
Nacional, nº 9394/96, aborda em diferentes artigos a necessidade de
a escola manter padrão de qualidade na oferta do processo de ensino
e de aprendizagem. Assim, fica evidente a necessidade da garantia de
uma educação ofertada com qualidade aos alunos. Nesse sentido a
escola para garantir o prescrito na lei e sua função social deve
acompanhar a aprendizagem do aluno, por meio do processo de avaliação
da aprendizagem e ainda, avaliar o desenvolvimento de seu processo
administrativo e pedagógico.
O trabalho da escola consiste em garantir
padrão de qualidade da aprendizagem por meio dos serviços
Assim, deve avaliar o processo e promover intervenções por meio de metas e ações. Com isso a escola tendo como referência seus objetivos prescritos no Projeto Pedagógico, tem dois processos para avaliar seu trabalho, quais sejam, a avaliação da aprendizagem aplicada aos alunos e a avaliação da organização administrativa, financeira e pedagógica escola, denominada avaliação institucional.
A partir das avaliações a escola estabelece metas e ações no seu Plano de Desenvolvimento Escolar. A avaliação institucional tem sua legitimidade quando a escola estabelece a relação entre a sua política educacional, o Projeto Pedagógico, sua organização, suas ações definidas no Plano de Desenvolvimento da Escola e a prática do dia a dia da instituição.
Com isso, garante-se a lógica do trabalho da escola, sua sistematização.
A escola tem sua autonomia administrativa garantida na forma da LDB/96 e com isso deve articular mecanismos para garantir tomadas de decisões fundamentadas.
Nesse contexto há necessidade da promoção da participação de todos os segmentos da escola na discussão e definição dos processos que assegurem o padrão de qualidade almejado por ela.
Assim, deve avaliar o processo e promover intervenções por meio de metas e ações. Com isso a escola tendo como referência seus objetivos prescritos no Projeto Pedagógico, tem dois processos para avaliar seu trabalho, quais sejam, a avaliação da aprendizagem aplicada aos alunos e a avaliação da organização administrativa, financeira e pedagógica escola, denominada avaliação institucional.
A partir das avaliações a escola estabelece metas e ações no seu Plano de Desenvolvimento Escolar. A avaliação institucional tem sua legitimidade quando a escola estabelece a relação entre a sua política educacional, o Projeto Pedagógico, sua organização, suas ações definidas no Plano de Desenvolvimento da Escola e a prática do dia a dia da instituição.
Com isso, garante-se a lógica do trabalho da escola, sua sistematização.
A escola tem sua autonomia administrativa garantida na forma da LDB/96 e com isso deve articular mecanismos para garantir tomadas de decisões fundamentadas.
Nesse contexto há necessidade da promoção da participação de todos os segmentos da escola na discussão e definição dos processos que assegurem o padrão de qualidade almejado por ela.
Questão
1:
O que de
mais significativo aprendi neste Módulo?
Sempre consideramos a nossa Escola como a melhor de todas as Escolas, principalmente quando trabalhamos em uma só. No entanto, vimos nesta unidade a importância da avaliação institucional da Escola como seu "impulso" para um aprendizado mais significativo, uma retomada ao objetivo principal desta avaliação, citado na LDB (Lei de diretrizes e bases nº 9394/96).
Devemos ainda lembrar que a gestão escolar é uma
das fontes relacionada às mudanças que podem ocorrer no âmbito da escola, para a melhoria
da educação pública. Além disso, a gestão é uma concepção atual, fazendo-se
necessário realizar mais estudos com a finalidade de compreender melhor os seus aspectos
e sua aplicabilidade como proposta de progresso para uma escola pública de
qualidade.
Questão
2:
Quais
aplicações posso fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?
Nós, brasileiros, temos o costume de notar as pessoas, podendo até apontar seus defeitos e suas qualidades, e muitas vezes, mais os defeitos do que as qualidades. No entanto, precisamos entender que quem necessita de mudanças, somos nós e não os outros. Para que isso se torne algo concreto, é necessário pararmos um pouco e verificar o que estamos fazendo, onde estamos e onde queremos chegar. Sem uma avaliação profunda sobre nossos atos, não conseguiremos alterar algo em nossa vida, pois toda mudança causa-nos sofrimento, não pela falta de vontade, mas sim pelo medo do novo. Porém, sabemos que superamos sempre as dificuldades, afinal, somos brasileiros e insistentes naquilo que desejamos alcançar.
Nós, brasileiros, temos o costume de notar as pessoas, podendo até apontar seus defeitos e suas qualidades, e muitas vezes, mais os defeitos do que as qualidades. No entanto, precisamos entender que quem necessita de mudanças, somos nós e não os outros. Para que isso se torne algo concreto, é necessário pararmos um pouco e verificar o que estamos fazendo, onde estamos e onde queremos chegar. Sem uma avaliação profunda sobre nossos atos, não conseguiremos alterar algo em nossa vida, pois toda mudança causa-nos sofrimento, não pela falta de vontade, mas sim pelo medo do novo. Porém, sabemos que superamos sempre as dificuldades, afinal, somos brasileiros e insistentes naquilo que desejamos alcançar.
Módulo X
Como já discutimos em
nossos diversos encontros, o gestor escolar deve estar cada vez mais
integrado e deter conhecimentos acerca das legislações que
contemplam o direito a educação, para que assim possa
contribuir para a melhoria do ensino das escolas públicas
brasileiras, permitir o
acesso e a permanência de todos os alunos na escola, bem como, contribuir na
elaboração de políticas públicas condizentes com a realidade dos alunos efetivando a
democracia no cenário educacional brasileiro.
O gestor pode colaborar na organização da escola de acordo
com uma visão empreendedora e ética na
perspectiva de uma educação democrática, significativa e igualitária, que
inclua e se estenda por toda a vida do educando.
Além disso, é
responsabilidade do gestor orientar suas ações para uma educação que
reabilite/habilite oscidadãos a participar das decisões,
dialogando, buscando o consenso,
racionalidade e emancipação das formas de dominação, sobrepondo à escola
como instituição capaz de otimizar a discussão e as ações referentes ao direito de
cidadania para todos, como questão ética – política, apontando o dever do
Estado em prol de uma sociedade mais justa e democrática.
Para que o Estado cumpra
seu papel na garantia dos direitos aos cidadãos, dentre eles a educação,
é necessário formular e implementar políticas públicas eficazes para que este
propósito possa ser efetivado. As políticas públicas funcionam
como instrumentos de fixação de interesses em torno de objetivos
comuns, ou seja, visam o bem da coletividade. Logo, toda política pública é um
instrumento de planejamento, racionalização e participação
popular.
As políticas públicas
também podem ser conceituadas como instrumentos de execução de programas
políticos baseados na intervenção estatal na sociedade com a
finalidade de assegurar igualdade de oportunidades aos cidadãos, tendo por
escopo assegurar as condições materiais de uma existência digna a
todos os cidadãos.
Muitos programas foram
criados, objetivando contribuir para o
processo de democratização da escola pública. Portanto, é fundamental a gestão
escolar não perder de vista que o processo educativo é mediado pelo contexto
sociocultural, pelas condições em que se efetiva o ensino-aprendizagem, pelos
aspectos organizacionais e, consequentemente, pela dinâmica com que se constrói o
projeto político-pedagógico e se materializam os processos de organização e gestão
da educação básica.
O PDDE também criado
pelo governo federal destina anualmente as escolas públicas estaduais,
municipais e do Distrito Federal, recursos financeiros dedicados a Educação Infantil e
Ensino Fundamental. Esses recursos são para a aquisição
de material permanente e de consumo necessários ao funcionamento da escola;
à manutenção, conservação e pequenos reparos da unidade escolar; à
capacitação e ao aperfeiçoamento de profissionais da educação; à avaliação de
aprendizagem; à implementação de projeto pedagógico; e ao
desenvolvimento de
atividades educacionais. Um dos limites interpostos ao Programa refere-se à
estruturação de unidades executoras nas unidades escolares.
De acordo com o MEC, o
PDDE é uma das medidas de política educacional focada na
descentralização, nos processos participativos e a autonomia da
gestão escolar como um dos
meios para se alcançar a qualidade do ensino básico.
Por isso a importância
dos gestores não sobreporem os recursos financeiros a outros
objetivos a não ser aqueles especificados pelo programa. Por isso, a constituição é
bem enfática ao ressaltar que a educação é dever de todos e obrigação também da
escola.
Questão
1:
O que de
mais significativo aprendi neste Módulo?
A escola é uma casa que não consegue seguir sem as suas parcerias. Uma das parcerias mais atuantes é o Estado. sem sua ajuda, é quase impossível de se dar continuidade aos trabalhos, uma vez que é a sua tarefa arcar com as despesas decorrentes das ações da escola. É claro que a nação também faz uma boa aplicação de verbas nas Escolas, Estado e Municípios. Toda escola precisa fazer sua auto-avaliação institucional para verificar junto a seus protagonistas, gestores, professores, equipe técnica e pais, em que pontos a escola precisa melhorar com mais urgência, lançando mão dos pontos expressos em seu Projeto Político Pedagógico - PPP. Vimos também que a tarefa do gestor é fundamental para que os programas lançados dêem certo, visando sempre uma aprendizagem significativa. O gestor têm tarefa significativa na área financeira e pedagógica da escola e uma de suas tarefas também é a de distribuir as demais tarefas aos seus colaboradores para que a escola funcione plenamente.
A escola é uma casa que não consegue seguir sem as suas parcerias. Uma das parcerias mais atuantes é o Estado. sem sua ajuda, é quase impossível de se dar continuidade aos trabalhos, uma vez que é a sua tarefa arcar com as despesas decorrentes das ações da escola. É claro que a nação também faz uma boa aplicação de verbas nas Escolas, Estado e Municípios. Toda escola precisa fazer sua auto-avaliação institucional para verificar junto a seus protagonistas, gestores, professores, equipe técnica e pais, em que pontos a escola precisa melhorar com mais urgência, lançando mão dos pontos expressos em seu Projeto Político Pedagógico - PPP. Vimos também que a tarefa do gestor é fundamental para que os programas lançados dêem certo, visando sempre uma aprendizagem significativa. O gestor têm tarefa significativa na área financeira e pedagógica da escola e uma de suas tarefas também é a de distribuir as demais tarefas aos seus colaboradores para que a escola funcione plenamente.
Questão
2:
Quais
aplicações posso fazer deste “novo” conhecimento na minha vida?
Assim como na escola, nossa vida também necessita de uma parada para observar os pontos acretados e os erros cometidos, para que não voltemos a fazê-los novamente. Devemos observar ainda as propostas oferecidas pelo governo e tirar o melhor proveito possível, além de lutar sempre em favor da escola pública, para que ela seja realmente de qualidade.
Devemos também verificar as notas do IDEB afixadas em nossa escola e observar em que pontos podemos melhorar, seja como profissionais da educação que somos, seja como cidadãos atuantes para o desnvolvimento de nossos país.
É fundamental contar com pessoas à nossa volta para que, juntos conosco, nos mostre as nossas falhas e aponte sugestões para que possamos sempre melhorar.

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