Este blog é um espaço livre para a discussão e pesquisa de assuntos relacionados à educação.
A princípio, também será um espaço para o estudo do Curso Progestão - Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares, que está em sua nona edição.
Cada um dos dez módulos do curso serão publicados conforme as datas presenciais fixadas pela Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, e serão tratados de modo a orientar o estudo de todos os colegas cursistas e aos que por ele se interessarem.
Sempre que possível, gostaria que você pudesse deixar sua contribuição com comentários aos textos publicados.
Obrigado e bom estudo a todos.

29 de mai. de 2013

Plano de divulgação do ECA

Atividade 3 do Módulo V:

Propor um projeto para a execução de um Plano de divulgação do ECA.

Introdução: 


A Escola Estadual Major João Pereira funciona nos três turnos de segunda a sexta feira.
A direção é composta por um diretor, um vice-diretor para cada um dos três turnos e um vice-diretor coordenador do REM- Reinventando o Ensino Médio.
A equipe pedagógica é composta por quatro especialistas e mais uma especialista para o nosso 2º endereço ( funcionando dentro do Presídio de Itajubá, onde mantemos oito salas de aula com os cursos de EJA- Educação de Jovens e Adultos - EJA Fundamental e EJA Médio).
Trabalhamos com o Ensino Fundamental e Ensino Médio Regulares, EJA Fundamental e Médio, Magistério Pós-Médio, uma Sala de Recursos para alunos deficientes, PROETI - Programa de Educação em Tempo Integral e o Curso de Aprofundamento para o Ensino Médio, totalizando 61 turmas, envolvendo assim, mais de 1700 alunos e mais de 100 profissionais entre professores, Auxiliares de Serviços Básicos e Assistentes de Educação Básicos.
A Escola Estadual Major João Pereira está localizada no Bairro São Vicente, em Itajubá, Minas Gerais. Bairro este próximo ao centro da cidade, o que torna nossa escola muito procurada na busca de vagas e realização de trabalhos e projetos com a comunidade.

Objetivos:

Fazer com que todos na Escola conheçam o Estatuto da Criança e Adolescente - ECA e promover um espaço de discussão entre os diversos pontos do estatuto, principalmente os mais polêmicos.
Envolver os pais e/ou responsáveis pelos alunos no processo e verificar junto às autoridades competentes como estão sendo cobrados os "deveres" contidos no Estatuto, uma vez que os "direitos" já vem sendo executados a todo momento.

Desenvolvimento:

A Escola se encarregará de enviar os convites aos pais, responsáveis, autoridades como Conselheiros Tutelares, Promotor de Justiça e a Polícia Militar.
Fazendo uso das tecnologias, será apresentado em data-show, o Estatuto, e a seguir, as autoridades farão uso da palavra para esclarecimentos.
Os "representantes de classe" serão convidados para fazer parte do debate, representando o seguimento de alunos de nossa Escola.
Após os esclarecimentos, os participantes deverão formar grupos, de preferência heterogêneos, para discussão de questionamentos distribuídos pela equipe pedagógica da Escola.
Todo o trabalho será conduzido pela direção e especialistas envolvidos no projeto.

Impacto esperado: 
Ao conhecer e discutir os artigos, esperamos que pais e alunos estejam esclarecidos sobre o assunto e possam repassar aos seus seguimentos, os principais temas discutidos, principalmente os artigos que referem aos deveres dos adolescentes contidos no ECA.

Avaliação: 

A avaliação deste Plano de Ação deverá ocorrer a todo momento, porém antes do final dos trabalhos, será distribuído um pequeno questionário elaborado pela equipe responsável, a fim de colher opiniões sobre o desenvolvimento do trabalho, com vistas à sequência de ações e também para a marcação de novo plano de ação.

Dinâmicas:

Exposição de conteúdos em slides e palestras;
Trabalhos em grupos;
Fórum de apresentação dos trabalhos de discussão das equipes;
Avaliação do curso e das estratégias utilizadas e 
Participação de todos os envolvidos neste trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário