A escola é a instituição que a sociedade criou para transmitir às novas gerações o conhecimento sistematizado. Ao longo do tempo, tem se modificado. Todavia, nenhuma outra forma de organização foi capaz de substituí-la, ainda que novas alternativas, como a educação a distância, tenham crescido de forma significativa nos últimos anos.
O Módulo I analisa o papel da escola na sociedade do conhecimento, apresentando alguns desafios para a educação na chamada "era da informação". Assim, a escola é chamada a responder a novas exigências impostas pela modernidade. Já não cabe a escola somente "ensinar", visto que as informações e conhecimento são facilmente armazenados e transmitidos em rede. Então, ao lado de "aprender a conhecer", espera-se que a educação torne possível outras aprendizagens, como "aprender a fazer", "aprender a conviver" e "aprender a ser". Nesse cenário, a escola é chamada a incorporar os avanços advindos das novas tecnologias, sem perder de vista a sua especificidade: apresentar às novas gerações as formas de convivência que tornam possível a cidadania e o pleno desenvolvimento do ser humano.
Cinco questionamentos são feitos para que se possa discutir e redescobrir o papel da escola na atualidade:
I) Por que é importante conhecer o papel da Escola no Mundo Contemporâneo?
II) Como fica a Escola na Sociedade do Conhecimento?
III) O que a Escola tem a ver com a Democracia?
IV) Como a Escola e a Comunidade se articulam?
V) Escola e Cultura. Que tipo de relação é esta?
Em "Escola e Mundo Contemporâneo" faz-se uma discussão sobre a função social da Escola, analisando seu papel de transmissão de conhecimentos, no desenvolvimento pleno da pessoa humana e na formação da cidadania. O estudo faz uma análise da história da escola, desde os tempos que sua função era o de atender uma clientela reduzida da sociedade até a expansão do acesso obrigatório a todas as crianças, ainda que garantida na constituição federal, verificamos que ainda existem muitos problemas a serem sanados.
Em Escola e Sociedade do Conhecimento nota-se que na era da informação, a escola tem de estar preparada para novos desafios, respondendo às novas exigências de educação, que foram conhecidos como "Os quatro pilares da educação": aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Ao refletir sobre Escola e Democracia, destaca-se o a importância da democracia como Valor e como Processo e pistas para as diferenças entre eles. Observa-se o princípio democrático na Constituição e na LDB, indicando a articulação entre a Escola e a Gestão Democrática (Art. 15- LDB 9394/96).
Refletindo sobre Escola e Comunidade, caracteriza-se a escola como um espaço social onde todos aprendem, observando quanto a articulação entre uma e outra contribui para uma gestão bem-sucedida e para o sucesso de todos os alunos. Problemas que dificultam a relação entre escola e comunidade, apontam mecanismos e estratégias de integração.
Finalmente, em Escola e Cultura, aponta-se a relação recíproca entre valores culturais da sociedade e cultura escolar, procurando ainda explicar a escola como polo cultural e de desenvolvimento da comunidade.
O Módulo I analisa o papel da escola na sociedade do conhecimento, apresentando alguns desafios para a educação na chamada "era da informação". Assim, a escola é chamada a responder a novas exigências impostas pela modernidade. Já não cabe a escola somente "ensinar", visto que as informações e conhecimento são facilmente armazenados e transmitidos em rede. Então, ao lado de "aprender a conhecer", espera-se que a educação torne possível outras aprendizagens, como "aprender a fazer", "aprender a conviver" e "aprender a ser". Nesse cenário, a escola é chamada a incorporar os avanços advindos das novas tecnologias, sem perder de vista a sua especificidade: apresentar às novas gerações as formas de convivência que tornam possível a cidadania e o pleno desenvolvimento do ser humano.
Cinco questionamentos são feitos para que se possa discutir e redescobrir o papel da escola na atualidade:
I) Por que é importante conhecer o papel da Escola no Mundo Contemporâneo?
II) Como fica a Escola na Sociedade do Conhecimento?
III) O que a Escola tem a ver com a Democracia?
IV) Como a Escola e a Comunidade se articulam?
V) Escola e Cultura. Que tipo de relação é esta?
Em "Escola e Mundo Contemporâneo" faz-se uma discussão sobre a função social da Escola, analisando seu papel de transmissão de conhecimentos, no desenvolvimento pleno da pessoa humana e na formação da cidadania. O estudo faz uma análise da história da escola, desde os tempos que sua função era o de atender uma clientela reduzida da sociedade até a expansão do acesso obrigatório a todas as crianças, ainda que garantida na constituição federal, verificamos que ainda existem muitos problemas a serem sanados.
Em Escola e Sociedade do Conhecimento nota-se que na era da informação, a escola tem de estar preparada para novos desafios, respondendo às novas exigências de educação, que foram conhecidos como "Os quatro pilares da educação": aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
Ao refletir sobre Escola e Democracia, destaca-se o a importância da democracia como Valor e como Processo e pistas para as diferenças entre eles. Observa-se o princípio democrático na Constituição e na LDB, indicando a articulação entre a Escola e a Gestão Democrática (Art. 15- LDB 9394/96).
Refletindo sobre Escola e Comunidade, caracteriza-se a escola como um espaço social onde todos aprendem, observando quanto a articulação entre uma e outra contribui para uma gestão bem-sucedida e para o sucesso de todos os alunos. Problemas que dificultam a relação entre escola e comunidade, apontam mecanismos e estratégias de integração.
Finalmente, em Escola e Cultura, aponta-se a relação recíproca entre valores culturais da sociedade e cultura escolar, procurando ainda explicar a escola como polo cultural e de desenvolvimento da comunidade.
Percebemos que é difícil se ter uma posição firme quanto ao questionamento inicialmente proposto pelo Módulo I, em Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade. Essas especificidades e demandas no Brasil são diversas, porque diverso é o nosso país. Sabemos que as demandas da comunidade rural não serão as mesmas da comunidade urbana, nem das comunidades de cidades tipicamente formadas por imigrantes com as comunidades ribeirinhas do do Rio Amazonas. Se nosso país é vasto, também vasto são as respostas, porém, a expectativa de que todas as crianças aprendam a ser pessoas plenas e iniciem o caminho da cidadania são as mesmas. Por isso a necessidade de seguirmos sempre em frente, e de mãos dadas, aprendendo...
ResponderExcluir