CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA: FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE HOJE
Para atender ao projeto
pedagógico, é necessário que a equipe de gestores de cada escola lidere o
exercício de autocrítica das práticas muitas vezes baseados em posturas autoritárias,
que aterrorizam os alunos com provas, reprovações, repetência e submissão.
A convivência democrática na
escola envolve o projeto pedagógico como se fosse uma rede cuja função é manter
todas as partes firmemente unidas. Daí a importância deste Módulo para
orientá-lo no desenvolvimento do projeto pedagógico da sua escola.
*UMA ESCOLA QUE PROMOVA AS PESSOAS.
A escola deve constituir-se em
ajuda intencional, sistemática, práticas educativas tais como as que acontecem
na família, no trabalho, no lazer e no convívio social de modo geral. É missão
da escola criar oportunidades para o desenvolvimento de relações interpessoais,
cognitivas, afetivas, éticas e estéticas pelo processo de construção e
reconstrução de conhecimentos.É preciso que todos
desenvolvam suas capacidades e aprendam conteúdos essenciais que lhes sirvam de
instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais,
políticas e culturais diversificados e cada vez mais amplas.
*UMA ESCOLA QUE INTERVENHA NA SOCIALIZAÇÃO DE SEUS ALUNOS.
É dever da escola desenvolver o
sentido da individualidade e da identidade do aluno, o que se faz por meio da
participação no processo social, na assimilação cultural e no desenvolvimento
de valores e atitudes. Nós nos construímos como pessoas iguais e, ao mesmo
tempo, diferentes de todas as outras. É preciso ampliar o conhecimento nas
diferentes áreas, tendo em vista a relação com o outro, as questões políticas
mais amplas, a saúde coletiva, o meio ambiente etc.
*UMA ESCOLA INSERIDA
NO MUNDO DO TRABALHO.
O papel da escola diante das rápidas mudanças que
estão acontecendo no mundo do trabalho é de importância fundamental. O
conhecimento é considerado, pelas especialistas, recurso controlador e fator de
produção fundamental. Hoje, a escola deve formar e capacitar os estudantes para
a aquisição de novas competências, em função de novos saberes que surgem e que
exigem um novo tipo de profissional. Cabe a cada escola imprimir uma dinâmica
de ensino que favoreça o descobrimento de potencialidades não só no trabalho
individual, como também, e sobretudo do trabalho coletivo.
PRINCÍPIOS QUE DEVEM
ORIENTAR O TRABALHO DO GESTOR
A sua convicção a respeito de
suas metas é fundamental para que elas se concretizem. Isso vai assegurar que
seus interesses e preocupações se transformem em decisões rápidas e coerentes.
Para tanto, você precisa desenvolver seu potencial de liderança combinando sua
visão com a da sua escola. O desafio consiste em identificar a oportunidade
certa, escolher o momento adequado e fazer a mudança correta.
Procure manter um
comportamento coerente com a autoridade que o cargo lhe confere e exija senso
de responsabilidade dos outros dentro de sua escola.
ALBA HELENA FERNANDES CALDAS
ELAINE PAIVA SILVA FERNANDES
PEDRALVA - Minas Gerais


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