Este blog é um espaço livre para a discussão e pesquisa de assuntos relacionados à educação.
A princípio, também será um espaço para o estudo do Curso Progestão - Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares, que está em sua nona edição.
Cada um dos dez módulos do curso serão publicados conforme as datas presenciais fixadas pela Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, e serão tratados de modo a orientar o estudo de todos os colegas cursistas e aos que por ele se interessarem.
Sempre que possível, gostaria que você pudesse deixar sua contribuição com comentários aos textos publicados.
Obrigado e bom estudo a todos.

25 de jun. de 2013

CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA: FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE HOJE


CONSTRUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA: FUNDAMENTAL DA ESCOLA DE HOJE

Para atender ao projeto pedagógico, é necessário que a equipe de gestores de cada escola lidere o exercício de autocrítica das práticas muitas vezes baseados em posturas autoritárias, que aterrorizam os alunos com provas, reprovações, repetência e submissão.

A convivência democrática na escola envolve o projeto pedagógico como se fosse uma rede cuja função é manter todas as partes firmemente unidas. Daí a importância deste Módulo para orientá-lo no desenvolvimento do projeto pedagógico da sua escola.


*UMA ESCOLA QUE PROMOVA AS PESSOAS.



A escola deve constituir-se em ajuda intencional, sistemática, práticas educativas tais como as que acontecem na família, no trabalho, no lazer e no convívio social de modo geral. É missão da escola criar oportunidades para o desenvolvimento de relações interpessoais, cognitivas, afetivas, éticas e estéticas pelo processo de construção e reconstrução de conhecimentos.É preciso que todos desenvolvam suas capacidades e aprendam conteúdos essenciais que lhes sirvam de instrumentos de compreensão da realidade e de participação em relações sociais, políticas e culturais diversificados e cada vez mais amplas.
 
*UMA ESCOLA QUE INTERVENHA NA SOCIALIZAÇÃO DE SEUS ALUNOS.


É dever da escola desenvolver o sentido da individualidade e da identidade do aluno, o que se faz por meio da participação no processo social, na assimilação cultural e no desenvolvimento de valores e atitudes. Nós nos construímos como pessoas iguais e, ao mesmo tempo, diferentes de todas as outras. É preciso ampliar o conhecimento nas diferentes áreas, tendo em vista a relação com o outro, as questões políticas mais amplas, a saúde coletiva, o meio ambiente etc.


*UMA ESCOLA INSERIDA NO MUNDO DO TRABALHO. 

 O papel da escola diante das rápidas mudanças que estão acontecendo no mundo do trabalho é de importância fundamental. O conhecimento é considerado, pelas especialistas, recurso controlador e fator de produção fundamental. Hoje, a escola deve formar e capacitar os estudantes para a aquisição de novas competências, em função de novos saberes que surgem e que exigem um novo tipo de profissional. Cabe a cada escola imprimir uma dinâmica de ensino que favoreça o descobrimento de potencialidades não só no trabalho individual, como também, e sobretudo do trabalho coletivo.

PRINCÍPIOS QUE DEVEM ORIENTAR O TRABALHO DO GESTOR 

A sua convicção a respeito de suas metas é fundamental para que elas se concretizem. Isso vai assegurar que seus interesses e preocupações se transformem em decisões rápidas e coerentes. Para tanto, você precisa desenvolver seu potencial de liderança combinando sua visão com a da sua escola. O desafio consiste em identificar a oportunidade certa, escolher o momento adequado e fazer a mudança correta.
Procure manter um comportamento coerente com a autoridade que o cargo lhe confere e exija senso de responsabilidade dos outros dentro de sua escola.

ALBA HELENA FERNANDES CALDAS
ELAINE PAIVA SILVA FERNANDES
PEDRALVA - Minas Gerais
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário