A gestão escolar, numa
perspectiva democrática, tem características e exigências próprias. Para
efetivá-la, devemos observar procedimentos que promovam o envolvimento, o
comprometimento e a participação das pessoas. Para isto, torna-se necessário
promover atividades e exercer funções que promovam a presença e o
fortalecimento da atuação das pessoas no interior das escolas. No entanto, o
modo democrático de gestão envolve o exercício do poder, incluindo os processos
de planejamento, a tomada de decisões e a avaliação dos resultados alcançados,
etc... Trata-se, portanto, de fortalecer procedimentos de participação das
comunidades escolar e local no governo da escola, descentralizando os processos
de decisão e dividindo responsabilidades.
Nas escolas e nos sistemas
de ensino, a gestão democrática tem por objetivo envolver todos os segmentos
interessados na construção de propostas coletivas de educação. Nessa ótica, os
processos de gestão da escola vão além da gestão administrativa, eles envolvem
ações que procuram estimular a participação de diferentes pessoas e articular
aspectos financeiros, pedagógicos e administrativos para atingir um objetivo
específico: promover uma educação de qualidade “que abranja os processos
formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no
trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e
organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais”.
Na Sociedade e nas escolas, ao participarmos dos processos de planejamento
e de tomada de decisões, exercemos o direito e o dever de cidadãos, construímos
e ocupamos espaços de cidadania. As nossas iniciativas de participação
transformam ou reproduzem a realidade que nos cerca e, ao mesmo tempo, nos
ajudam a desenvolver novas capacidades e habilidades para a construção da
democracia ou para reforçar formas autoritárias de exclusão.
.
.
Maior participação e envolvimento da comunidade nas
escolas produzem os seguintes resultados:
*Respeito à
diversidade cultural, à coexistência de ideias e de concepções pedagógicas,
mediante um diálogo franco, esclarecedor e respeitoso;
*formulações de
alternativas, após um período de discussões onde as divergências são expostas.
*tomada de
decisões, mediante procedimentos aprovados por toda a comunidade envolvida;
*participação e
convivência de diferentes sujeitos sociais em um espaço comum de decisões
educacionais.
A gestão democrática dos sistemas de ensino e das
escolas públicas requer a participação coletiva das comunidades escolar e local
na administração dos recursos educacionais financeiros, de pessoal, de
patrimônio, na construção e na implementação dos projetos educacionais.
Procedimentos prévios podem ser observados:
*Solicitar todos
os envolvidos que explicitem seu comprometimento com a alternativa de ação
escolhida;
*responsabilizar
pessoas pela implementação das alternativas acordadas;
*estabelecer
normas prévias sobre como os debates e as decisões serão realizados;
*estabelecer
regras adequadas à igualdade de participação de todos os segmentos envolvidos;
*articular
interesses comuns, ideias e alternativas complementares, de forma a contribuir
para organizar propostas mais coletivas;
*esclarecer como
a implementação das ações serão acompanhadas e supervisionadas;
*criar formas de
divulgação das ideias e alternativas em debates como também do processo de
decisão.
Gestão
democrática implica compartilhar o poder, descentralizando-o.
A participação social começa no interior da escola, por meio de criação
de espaços nos quais professores, funcionários, alunos, pais de alunos etc.
possam discutir criticamente o cotidiano escolar. Nesse sentido, a função da
escola é formar indivíduos críticos, criativos e participativos, com condições
de participar criticamente do mundo do trabalho e de lutar pela democratização
da educação.
A escola, no desempenho dessa
função, precisa ter clareza de que o processo de formação para uma vida cidadã
e, portanto, de gestão democrática passa pela construção de mecanismos de
participação da comunidade escolar, como: Conselho Escolar, Associação de Pais
e Mestres, Grêmio Estudantil, Conselhos de Classes etc.
As equipes gestoras precisam articular-se com pais, alunos, professores
e uma série de órgãos e instituições responsáveis pelos múltiplos aspectos
envolvidos no desenvolvimento da educação básica, tais como o conselho escolar
ou colegiado, a associação de pais e mestres e o grêmio estudantil. O
acompanhamento e a fiscalização dos recursos públicos aplicados na educação é
responsabilidade de todos os cidadãos.
Equipe:
Alba Helena
Fernandes Caldas
Elaine Paiva
Silva Fernandes
Pedralva -Minas Gerais
Pedralva -Minas Gerais


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