Este blog é um espaço livre para a discussão e pesquisa de assuntos relacionados à educação.
A princípio, também será um espaço para o estudo do Curso Progestão - Programa de Capacitação à Distância para Gestores Escolares, que está em sua nona edição.
Cada um dos dez módulos do curso serão publicados conforme as datas presenciais fixadas pela Superintendência Regional de Ensino de Itajubá, e serão tratados de modo a orientar o estudo de todos os colegas cursistas e aos que por ele se interessarem.
Sempre que possível, gostaria que você pudesse deixar sua contribuição com comentários aos textos publicados.
Obrigado e bom estudo a todos.

11 de jun. de 2013

PROJETO VIAGEM CULTURAL AO SÍTIO DO PICAPAU AMARELO PROETI-2013


Objetivo:

O Projeto de viagem ao Sítio do Pica-Pau Amarelo tem por objetivo promover um maior conhecimento sobre a literatura infantil, focando Monteiro Lobato, enriquecendo o vocabulário, propiciando conhecimento, aprendizagem e diversão, através do contato físico e observação
do local; suas, belezas, histórias e monumentos, onde o aluno possa fazer a transposição necessária aos conteúdos trabalhados em sala de aula de maneira significativa e relevante.

Parceria:

Este projeto necessita de uma parceria entre a Escola e a Superintendência Regional de Ensino de Itajubá.
Cabe à Superintendência dar apoio e suporte na parte financeira, representada pelo DIVOF/DAFI que apontará os caminhos para que o recurso possa ser liberado da Secretaria de Estado da Educação, para a realização integral deste projeto.
Cabe à Escola, planejar, organizar, efetuar as tomadas de preços devidas, reunir-se com os pais e/ou responsáveis e se responsabilizar por todos os envolvidos no projeto.


Desenvolvimento:

As viagens pedagógicas são tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula de campo, vivenciar aventuras e dividir espaço e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida.

As excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã.

A visita cultural ao sítio do Pica-Pau Amarelo, na cidade de Taubaté, São Paulo, monitorada por professores, guias e estagiários tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. A saída está prevista para as 7:00 horas da manhã do dia 28 de junho e retorno no mesmo dia, com chegada prevista para as 21:00 horas.

De maneira geral contribuem para a socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem.


Porém, para que esse potencial seja aproveitado, é preciso que estejam inseridas no curriculum do processo educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio e sim que culmine com o objetivo maior da aprendizagem.
A escola é um local imprescindível de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da conjugação das questões atuais com as questões socioculturais.

As disciplinas são os recursos didáticos através dos quais os conhecimentos científicos de que a sociedade já dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque estão alimentadas no saber.

A Escola Estadual Major João Pereira, iniciou com o Projeto de Educação Integral no ano vigente, com as turmas de 6º ano; Os alunos que desfrutam da oportunidade são os que apresentam baixo rendimento, desestrutura familiar e necessidade de acompanhamento pedagógico.


Para tanto, vimos propor aos responsáveis pela elaboração, qualidade e funcionamento do PROETI, o custeio do projeto que proporcionará a nossos alunos vivenciarem realidades e situações diversificadas.

Mês previsto para viagem:

Junho

Transporte a ser utilizado:

Ônibus fretado

Número de pessoas envolvidas entre alunos, professores, guias e estagiários da empregabilidade turismo: 48 pessoas

Gastos com alimentação:

Lanche – café da manhã
Almoço
Lanche – café da tarde

OBS.: Os lanches deverão ser preparados antecipadamente na escola


Total de gastos:

Aproximadamente  R$3.000,00 ( três mil reais)

A Escola Estadual Major João Pereira, através de seu representante legal, o Diretor Paulo Sergio de Oliveira,   se encarregará de fazer as cotações de preços de transporte e alimentação para o cabal desempenho deste projeto.

Itajubá, 11 de junho de 2013

Shirley Roberta Soares - Professora Regente
Paulo Sérgio de Oliveira - Diretor
José Gláucio Teixeira Carneiro - Vice-Diretor

Nenhum comentário:

Postar um comentário