Objetivo:
O Projeto de viagem ao Sítio do Pica-Pau
Amarelo tem por objetivo promover um maior conhecimento sobre a literatura
infantil, focando Monteiro Lobato, enriquecendo o vocabulário, propiciando
conhecimento, aprendizagem e diversão, através do contato físico e observação
do local; suas, belezas, histórias e monumentos, onde o aluno possa fazer a
transposição necessária aos conteúdos trabalhados em sala de aula de maneira
significativa e relevante.
Parceria:
Este projeto necessita de uma
parceria entre a Escola e a Superintendência Regional de Ensino de Itajubá.
Cabe à Superintendência dar apoio e
suporte na parte financeira, representada pelo DIVOF/DAFI que apontará os
caminhos para que o recurso possa ser liberado da Secretaria de Estado da
Educação, para a realização integral deste projeto.
Cabe à Escola, planejar, organizar,
efetuar as tomadas de preços devidas, reunir-se com os pais e/ou responsáveis e
se responsabilizar por todos os envolvidos no projeto.
Desenvolvimento:
As viagens pedagógicas são
tendências na educação. Muito além do que se aprende em uma aula de campo,
vivenciar aventuras e dividir espaço e vontades com os amigos é uma excelente forma
de se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e
cenários reais de forma espontânea e divertida.
As excursões pedagógicas ajudam na
formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes para enfrentar o amanhã.
A visita cultural ao sítio do
Pica-Pau Amarelo, na cidade de Taubaté, São Paulo, monitorada por professores,
guias e estagiários tem como objetivo contribuir no processo de
ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação
e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. A saída está prevista
para as 7:00 horas da manhã do dia 28 de junho e retorno no mesmo dia, com
chegada prevista para as 21:00 horas.
De maneira geral contribuem para a
socialização dos jovens e facilitam a aprendizagem.
Porém, para que esse potencial seja
aproveitado, é preciso que estejam inseridas no curriculum do processo
educacional e não sejam consideradas apenas como um passeio e sim que culmine
com o objetivo maior da aprendizagem.
A escola é um local imprescindível
de se promover à consciência e estimular a mudança de comportamento a partir da
conjugação das questões atuais com as questões socioculturais.
As disciplinas são os recursos
didáticos através dos quais os conhecimentos científicos de que a sociedade já
dispõe são colocados ao alcance dos alunos. As aulas são os espaços ideais de
trabalho com os conhecimentos dos alunos e onde se desencadeiam experiências e
vivências formadoras de consciências mais vigorosas porque estão alimentadas no
saber.
A Escola Estadual Major João
Pereira, iniciou com o Projeto de Educação Integral no ano vigente, com as
turmas de 6º ano; Os alunos que desfrutam da oportunidade são os que apresentam
baixo rendimento, desestrutura familiar e necessidade de acompanhamento
pedagógico.
Para tanto, vimos propor aos
responsáveis pela elaboração, qualidade e funcionamento do PROETI, o custeio do
projeto que proporcionará a nossos alunos vivenciarem realidades e situações
diversificadas.
Mês
previsto para viagem:
Junho
Transporte
a ser utilizado:
Ônibus fretado
Número de pessoas envolvidas entre alunos,
professores, guias e estagiários da empregabilidade turismo: 48 pessoas
Gastos
com alimentação:
Lanche – café da manhã
Almoço
Lanche – café da tarde
OBS.: Os lanches deverão ser preparados
antecipadamente na escola
Total
de gastos:
Aproximadamente R$3.000,00 ( três mil reais)
A Escola Estadual Major João
Pereira, através de seu representante legal, o Diretor Paulo Sergio de
Oliveira, se encarregará de fazer as cotações de preços de transporte e
alimentação para o cabal desempenho deste projeto.
Itajubá, 11 de junho de 2013
Shirley Roberta Soares - Professora Regente
Paulo Sérgio de Oliveira - Diretor
José Gláucio Teixeira Carneiro - Vice-Diretor




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